Diferencial estratégico está em saber transformar lead em receita
Em meio à enxurrada de soluções e de promessas que surgem diariamente no mundo dos negócios, muitas empresas ainda buscam caminhos eficazes para converter os investimentos em marketing digital em clientes e, claro, em receita e principalmente em lucro.
Encontrar soluções concretas para solucionar este problema esteve entre os motivos que levaram milhares de profissionais ao RD Summit, realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com a presença de aproximadamente 21 mil pessoas por dia, o maior evento de marketing, vendas e e-commerce da América Latina reuniu especialistas e grandes nomes do mercado em mais de 150 painéis.
Entre os destaques do evento, Fabio Melo Duran abordou em sua palestra o seguinte tema: Do lead ao Lucro, como transformar desconhecidos em receita.
CEO da 8D Hubify – agência referência de Revenue Operations (RevOps) –, Duran acredita que o mercado já reconhece o valor da inovação para melhorar o desempenho dos negócios. “Todo mundo hoje sabe da importância e potencial da tecnologia no desempenho de uma empresa”.
Apesar disso, o problema está na correta utilização das ferramentas à disposição, assim como na identificação da solução que realmente apresentará resultados significativos e consistentes. “Eu diria que o principal problema é saber implementar bem a tecnologia. É aí que geralmente as empresas têm dificuldade.”
Caminho para transformar lead em receita
O início do caminho para uma empresa conseguir realmente colher os frutos desejados com o marketing digital está em contar com o suporte de profissionais realmente qualificados.
Atualmente, muitos “gurus digitais” utilizam uma boa retórica para conquistarem as companhias. Entretanto, a “fórmula mágica” dificilmente trará os resultados significativos almejados.
Assim como ocorre em qualquer profissão, é necessário entender que trabalhar com marketing digital exige conhecimento especializado para a construção de uma estratégia bem fundamentada e eficaz.
A falta de conhecimento aprofundado também leva as companhias a se perderem pelo caminho no meio de inúmeros dados disponíveis. Quando incompreendidas, essas informações se transformam em mais dúvidas, ao invés de auxiliarem em tomadas de decisões mais assertivas.
“A gente ainda vê no mercado muita meta de marketing desconectada com as metas de negócio da empresa, não à toa nos últimos dois anos 75% das empresas não batem suas metas comerciais, segundo levantamento da RD Station. Meta de tráfego de site, de geração de lead, de leads qualificados são avaliadas sem o devido cuidado de entender o potencial de geração de receita. Sem isso, perde-se inclusive a oportunidade de otimizar a estratégia para gerar mais receita”, explica o CEO da 8D Hubify.
RevOps como solução para os gargalos de marketing e venda
Seguindo essa trajetória, fica muito mais fácil entender que a tecnologia sozinha pode até mesmo atrapalhar, ao invés de ajudar. Dessa forma, não adianta contratar diferentes soluções sem possuir o conhecimento apropriado para colocar as ações corretas em prática.
“Primeiro a empresa precisa ter um objetivo claro e depois deve definir processos. Somente após esses dois primeiros passos que é possível identificar como a tecnologia pode contribuir para atingir o objetivo e melhorar, aprimorar, otimizar e viabilizar os processos”, destaca Duran.
Em meio a tudo isso, um ponto importante está na adoção de uma visão unificada sobre os processos, do marketing, passando por vendas e chegando até o atendimento, o que permite integrar as funções dos diferentes departamentos de uma companhia com foco em gerar mais receita.
Na prática, isso é RevOps, uma metodologia que alinha as equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Essa estratégia impacta positivamente a cultura corporativa, impulsionando a receita e maximizando os resultados financeiros.
Nesta etapa, a tecnologia facilita solucionar os gargalos de marketing e venda. Para isso, integra processos e equipes em um único CRM (Customer Relationship Management) ou promove a integração das diferentes soluções utilizadas, o que garante o correto compartilhamento de metas e objetivos.
Em resumo: a combinação perfeita entre conhecimento apurado e a inovação permitirá colocar em prática uma estratégia realmente eficiente para transformar lead em receita.
Para o sucesso desta estratégia, contar com o parceiro permite utilizar a experiência para encurtar a curva de aprendizagem, funcionando até mesmo como um diferencial estratégico.
Afinal, o parceiro contribui tanto para evitar erros quanto para ter insights fora da caixa. “Isso só é possível quando se trabalha em contextos e mercados distintos”, diz Duran.
Conclusão: contar com o parceiro certo potencializa a estratégia de marketing digital de qualquer empresa, o que otimiza os investimentos e transforma lead em receita. Para conhecer os detalhes de como isso funciona na prática, acesse o site.