Blog 8D Hubify

Conheça a forma correta para trabalhar com o WhatsApp na conversão de leads

5 minutos de leitura
Conversão de leads no WhatsApp

Presente em mais de 180 países e com mais de 2 bilhões de usuários, o WhatsApp na conversão de leads se transformou em um dos pilares das estratégias de marketing digital nos últimos anos. Ao menos aqui no Brasil, onde a solução possui uma grande aderência.

Atualmente, o aplicativo de mensagens apresenta melhor desempenho do que uma landing page para a geração e conversão de leads e de leads qualificados conforme estudo liderado pelo CEO da 8D Hubify, Fabio Duran em sua dissertação de mestrado pelo Insper.

O levantamento liderado pela RD Station, Panoramas de Marketing e Vendas de 2024 demonstrou que 70% das empresas brasileiras pesquisadas apontaram o WhatsApp como o campeão de desempenho entre os canais e contato com os leads. Também 70% das companhias declararam usar o aplicativo nas ações de marketing.

Simples de utilizar e conveniente já que mais de 96% dos smartphones no Brasil têm seu aplicativo instalado, o WhatsApp permite uma interação ágil e eficiente com os leads, influenciando positivamente a jornada do consumidor por meio de um “bate-papo”. A automação também se faz presente, transformando-se em outra vantagem de trabalhar com a solução tanto na captura quanto na conversão de leads.

Apesar deste cenário magnífico, é preciso lembrar que os resultados positivos são conquistados somente por aqueles que sabem utilizar o WhatsApp corretamente em uma estratégia de marketing digital. A boa performance, portanto, está atrelada ao conhecimento.

Dessa forma, é preciso entender o papel deste aplicativo de mensagens para a melhor conversão de leads em renda.

Evolução do WhatsApp na conversão de leads

Com a mudança na forma de as pessoas consumirem e interagirem com as marcas, o WhatsApp conquistou rapidamente espaço ao se diferenciar pela elevada capacidade de conectar duas pessoas ou, até mesmo, grupos.

Além das tradicionais mensagens de texto, o aplicativo ainda agrega outros recursos como áudio e vídeo. Isso sem contar na popularidade dos emojis e, claro, das famosas “figurinhas”.

Para as ações de marketing, porém, o sucesso das ações para a captura da atenção dos consumidores está interligado com outras funcionalidades que foram incluídas com o tempo.

CEO da agência referência de Revenue Operations (RevOps), a 8D Hubify, e um dos principais especialistas no assunto, Fabio Melo Duran destaca duas grandes áreas que impactaram positivamente o WhatsApp na conversão de leads.

“Primeiro, os avanços nas frentes de anúncios online, como o WhatsApp como destino de anúncios no Google e o Click to WhatsApp (CTWA), onde os anúncios do Meta (Facebook e Instagram) levam diretamente para o aplicativo de mensagem”, explica.

No caso do CTWA, um grande diferencial da solução é a janela de 72 horas para iniciar a conversa, ante o padrão de 24 horas. Outra vantagem é a metrificação nativa entre o anúncio e a conversão dentro do próprio WhatsApp.

“O segundo ponto para destacar é o avanço no Analytics do próprio WhatsApp, com a possibilidade de metrificar as campanhas por origem e interações”, destaca Duran.

Erros na utilização do WhatsApp

A simplicidade e a eficácia da solução, na prática, não se traduzem em resultados fáceis e expressivos para todos. Como ocorre em todas as atividades profissionais, conhecimento e técnica são necessários.

Ainda hoje, muitos não sabem como trabalhar corretamente com o WhatsApp na conversão de leads. Dessa forma, copiam processos adotados em outras estratégias.

“Como é algo relativamente novo e bem diferente do que estávamos acostumados a fazer, os erros estão em achar que o processo é igual a converter em landing page ou igual a comunicar por e-mail.”

Segundo o CEO da 8D Hubify, é importante lembrar que estamos na era da hiper personalização. Portanto, as conversas com os clientes pelo WhatsApp precisam ser mais curtas e otimizadas de acordo com quem estiver do outro lado e nesse ponto IA é bastante útil.

“As pessoas já estão no WhatsApp, preferem o aplicativo ao e-mail. Então, as conversas precisam proporcionar uma boa experiência, caso contrário, não adiantará a empresa investir em um canal no WhatsApp.”

Para o especialista, outro erro comum cometido pelas empresas é não negativar na campanha quem já converteu como lead em anúncios CTWA. “É importante lembrar que, ao fazer a negativação, a campanha aparece somente para quem ainda não é lead, otimizando os recursos investidos.”

Estratégia para conversão com o WhatsApp

Mas, então, como trabalhar corretamente com o WhatsApp na conversão de leads em receita? De acordo com Duran, uma estratégia muito importante para aumentar a eficiência e gerar mais retorno sobre o investimento é configurar determinadas automações.

Entre as ações, use mensagens automáticas para reativar quem abandona a conversa. Outra dica é fazer follow up de forma automática e cadenciada com quem está no processo de compra.

Para a correta utilização do aplicativo em uma estratégia de marketing, Duran ressalta que é preciso a empresa entender que o WhatsApp é apenas um canal para se comunicar.

“Dessa forma, deve ser integrado a um bom CRM de marketing, vendas e/ou de atendimento. Em segundo lugar, deve-se respeitar as características desse canal para proporcionar uma boa experiência e atender à expectativa de quem optou por falar por ele.”

Aos que ainda não utilizam o aplicativo de mensagens para a conversão de leads, Duran orienta a começar o quanto antes. “Quanto mais tempo demorar, menor será o impacto do ponto de vista de ser um diferencial.”

Outra dica é investir o necessário para entregar uma experiência à altura da expectativa do cliente. “Reforço, não vejam isso como um custo, mas como investimento, pois com certeza a solução vai gerar um grande retorno quando estiver funcionando plenamente.”

De qualquer forma, é importante destacar que, assim como qualquer outra ferramenta, o WhatsApp não é uma “bala de prata” e, portanto, não faz milagre. “Primeiro, conheça e respeite as características do aplicativo. Segundo, entenda que você precisa de tempo para ajustar a estratégia com base nos primeiros aprendizados. Somente depois disso você verá os melhores resultados”, finaliza o CEO da 8D Hubify.

Blue Studio
Buscar por