Coleta automatizada de dados: como fazer e como deixar eficaz
Vivendo na era da informação, você sabe o que é uma coleta automatizada de dados? Vamos conversar sobre isso neste artigo. Vivemos cercados por meios que distribuem a informação e essa facilidade traz muitas vantagens em relação ao conhecimento adquirido.
Todos gostam de acessar notícias do mundo, de amigos e familiares onde e quando estiverem. Se você pensou nas mídias sociais e nos canais de notícia, isso significa que você já utiliza a informação automatizada na sua vida.
No cenário da indústria essas informações são todos os dados coletados pela fábrica para obter conhecimento que guiará tomadas de ações eficientes, reduz os custos, melhora a produção e a qualidade do produto.
Manter informações no papel impresso pode trazer muitas falhas e dificultar seu acesso, ao passo que disponibilizar essa informação automaticamente capilariza o conhecimento.
Neste artigo você vai aprender mais detalhes sobre a coleta automatizada de dados, sua importância e suas implicações.
O que é a automação da coleta de dados?
Coletar e analisar os dados é tão importante para sua empresa de locação de impressoras e copiadoras, quanto investir em equipamentos e equipes para as atividades operacionais da empresa.
Para que uma coleta de dados funcione em favor do seu negócio e possa realmente trazer o desempenho esperado, é preciso buscar soluções para a captura que reduzam a incidência de equívocos no processo e aumentem a produtividade de quem está em campo.
A melhor solução se dá pela implementação de um software em comunhão com um aplicativo móvel, capaz de coletar, processar e integrar a um ERP todas as informações obtidas.
De forma simples, essa solução torna o apontamento eletrônico e as tarefas de rotina mais fáceis, usando computadores e dispositivos móveis.
A eficiência operacional, a visibilidade e a rentabilidade do seu negócio, está intimamente ligada com essa atualização em tempo real dos dados.
Agora você sabe que com um aplicativo móvel conectado a uma plataforma web, é possível assegurar a disponibilidade da informação, bem como automatizar todo o processo de:
- coleta;
- transmissão;
- processamento;
- análise.
Para um fabricante de balão inflável gigante tudo isso traz novos horizontes na integração da informação e na tomada de decisões.
Quais são seus benefícios e vantagens?
Como é personalizado para suas necessidades e voltado ao foco do seu negócio, um software de coleta automatizada de dados consegue organizar suas operações da melhor maneira.
Havendo apontamentos mais ágeis para sua equipe, esses aplicativos eliminam problemas de uma ficha mal preenchida.
No sistema automatizado, toda informação sincronizada foi validada e pode ser armazenada com segurança na nuvem, possibilitando um controle em tempo real.
Destacamos a seguir alguns tópicos que representam tanto os benefícios de uma coleta automatizada de dados e como fazê-la.
1. Aumentar produtividade e reduzir perdas
Saiba que os dados automatizados ficam disponíveis facilmente para análise de sua produção.
Tomar ações rapidamente, corrigir e melhorar processos no momento certo são uma das principais vantagens de automatizar a coleta de dados. A automatização também permite:
- comparar diferentes processos;
- produtos e características;
- identificar melhorias na produtividade;
- identificar perdas de produção;
- controlar a qualidade de produção.
Contando com informação disponível para sua empresa de capachos personalizados de porta, se torna muito mais simples gerar conhecimento para aumentar a produtividade e reduzir perdas.
Buscando a melhoria contínua em produtividade, essa automatização permite a integração com sistemas como o Controle de Qualidade e outros sistemas.
2. Credibilidade da informação
É preciso tomar cuidado com as fake news, seja no seu dia a dia ou na sua empresa. Isso significa tomar cuidado com as informações que estão disponíveis, mas não são verdadeiras.
Uma vez automatizados os dados da indústria, tanto os dados coletados quanto às informações baseadas neles são mais confiáveis e precisas.
Fique atento: a informação que chega até quem irá tomar decisões é muito importante, pois é ela que define o caminho a seguir para a solução do problema.
Ao falar de dados automatizados diretamente nas fábricas, ganhamos a precisão de registros e confiabilidade. A precisão de registros se relaciona ao fato dos dados serem coletados através de instrumentos, cálculos automáticos e parâmetros automáticos.
Isso garante dados mais precisos que estão menos sujeitos ao erro humano, ou seja, você evita erros de digitação, mantém a frequência da coleta de dados, tem rastreabilidade de horário e fonte da informação.
Quanto à confiabilidade, com um veículo de informação preciso, existe uma alta confiança nos seus dados.
Isso faz com que gestores de um empreendimento, como uma fábrica de tela artística, fiquem livres para tomar decisões baseadas em informações reais, que representam fielmente o processo produtivo.
3. Centralização da informação
Outro grande ponto dos dados automatizados: eles são passíveis de serem centralizados, o que pode gerar um conhecimento mais rico do que quando os dados são avaliados individualmente.
O InfinityQS DMS é um exemplo de um sistema integrador de dados que permite coletar dados de diferentes fontes, como banco de dados, CLPs, instrumentos, arquivos, entre outros.
Assim, todos esses dados são centralizados em base de dados única, facilitando a análise por meio de gráficos e relatórios, com a finalidade de gerar conhecimento.
É possível otimizar processos com a conexão entre diferentes fontes de dados, e assim prevenir defeitos, reduzir perdas em processos e melhorar a eficiência de máquinas e processos.
Para uma empresa de etiquetas para indústria alimentícia e qualquer outro segmento, automatizar seus dados é o pontapé inicial para participar da quarta revolução industrial.
Assim você consegue disponibilizar informação e garantir a visibilidade de seus processos, e a indústria 4.0 pode ajudar na prática a obter ganhos no processo produtivo.
A visibilidade é o primeiro estágio de maturidade para a indústria 4.0, de forma que primeiramente são automatizados e posteriormente centralizados, ficando disponíveis para consulta e obtenção do conhecimento.
4. Transparência e organização de informação
Ao considerar conectividade, centralização e visibilidade da informação, podemos dizer que já estamos na primeira etapa para a transição para a indústria 4.0.
O próximo passo é a transparência da informação. Automatizando a coleta de dados e disponibilizando a informação, existe disponível uma gama de dados que ajudam você a entender seus processos e tomar ações e decisões baseadas em informações reais.
É preciso que a informação seja líquida dentro da empresa de calça para uniforme industrial para compreender o dia a dia da produção.
Deseja-se uma informação que atinja todos os pontos no momento certo e a automatização dos dados permite esta permeabilidade da informação em todas as camadas da empresa.
Automatizar a coleta de dados e a transparência da organização permite um fácil acesso à informação, uma vez que você conta com seu próprio banco de dados e pode acessar facilmente as informações desejadas.
Também está relacionado aos dados em tempo real, pois a informação online permite uma rápida tomada de decisões e identificação de desvios dentro da produção.
Por fim, oferece também uma gestão à vista, em que é mais fácil a configuração dos gráficos, relatórios, dashboards e indicadores dos dados de produção que precisam estar visíveis.
Menores custos na coleta de dados
Outra vantagem que vai fazer sua fábrica de rede de proteção antipássaros considerar esta tecnologia, é a redução de custos proporcionadas pela adoção desses módulos.
A realização mais ágil de tarefas, menos ou nenhum papel, análises de desempenho precisas e a sincronia em tempo real assegura que a automação vai integrar melhor os setores e garantir economia por si só.
Transparência das informações
Já citamos a transparência das informações, mas isso merece um destaque especial pois é o passo necessário para se colocar na indústria 4.0, um modelo a ser seguido pelas empresas do futuro.
Existem muitos dados disponíveis que contribuirão para a compreensão dos processos, facilitando a tomada de decisões fundamentais fundamentadas em informações confiáveis.
A automatização da coleta de dados permite que a informação penetre em todas as camadas da empresa, desde o operador que usa dados para melhorar um processo, passando pelo gestor que usa as informações para identificar melhorias e perdas.
Até chegar no mais alto cargo dentro de um fornecedor de sacolas para loja ou qualquer outro segmento, que pode analisar o ciclo de produção para avaliar a saúde da organização.
Considerações finais
Neste artigo você aprendeu mais sobre a coleta automatizada de dados e quais são as implicações para o seu negócio.
Aqui você viu que ela aumenta a produtividade e reduz perdas, aumenta a credibilidade da informação, centraliza informações, além de garantir a transparência e a organização da informação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.