A importância da IA e a Análise de Dados do E-Commerce no Ads & Performance 2019
Olá leitores, tudo bem? Sou o Rodrigo Freitas, estagiário do Setor de Mídia na Hubify e nesse meu primeiro artigo gostaria de compartilhar um pouco do aprendizado e experiências adquiridas no evento ADS & Performance 2019.
Veja também: Tendências de Facebook e Google no Ads & Performace 2019
Trilha de UX e CRO
As palestras do evento foram divididas em Trilhas e no primeiro dia me aprofundei na trilha com foco em User Experience (UX) e Conversion Rate Optimization (CRO). O palestrante Gerson Ribeiro, Co-Fundador e Diretor Executivo da Vitrio, apresentou diversas dicas de como aumentar as conversões em e-commerce, como por exemplo:
- Entender por completo a jornada de compra do cliente, a importância da loja física no processo de compra online e a importância do online na compra offline;
- Ter um propósito antes mesmo de começar a investir em uma plataforma de e-commerce;
- Hoje em dia só podemos falar em performance se há uma cultura de dados, os profissionais especialistas em BI, em modelagem e preparo de dados complexos estão se tornando cada vez mais necessários;
- Baseado em dados, por meio de metodologia de IA e Machine Learning, devemos conhecer cada vez mais nosso cliente e trabalhar uma Comunicação One to One;
- Investir em diminuição do tempo de carregamento do site e em um bom design e UX do e-commerce é fundamental. Atualmente as lojas físicas investem alto em visuais personalizados de acordo com região, enquanto que nos sites não acontecem o mesmo.
Jornada de Compra - Omnichannel
Outro ponto abordado no primeiro dia de evento foi a estratégia de comunicação Omnichannel, que visa conectar todos os canais utilizados pela empresa, e sua relevância na Jornada de Compra. O palestrante Pedro Ivo, Diretor da Dito CRM, nos alertou da importância de termos uma visão 360° do consumidor e que apenas 2% das empresas brasileiras cruzam as bases de dados disponíveis. Foi apresentando o resultado de uma pesquisa realizada pela Dito sobre a Jornada de Compra Omnichannel no varejo, segue pontos interessantes:
- Ocorrem em média 9,5 interações online antes da compra na loja física;
- Quanto mais interações no e-commerce, mais chance de conversão em loja física;
- Em média a última interação online ocorre à 3,4 dias antes da compra em uma loja física;
- Em média 25,7% das compras em lojas físicas tiveram interação online antes;
- Quanto maior a maturidade omnichannel, maior a influência do online nas compras offline.
Saiba mais sobre o assunto no artigo Omnichannel: o que é e por que até a Amazon tem aderido a essa tendência
Trilha Tech & Data
No segundo dia de evento tive a oportunidade de assistir palestras mais técnicas na trilha Tech & Data. Fábio Jardim, Head of Big Data da Via Varejo, abordou estratégias de como usar os dados dos clientes, como planejar a engenharia e arquitetura de dados. Entre as estratégias apresentadas, a criação de um bom Data Lake é ponto central para a análise de dados e do Big Data.
Data Lake é um enorme repositório com grande variedade de dados brutos que podem ser armazenados, processados, analisados e entregues, cujo propósito é obter uma visão única dos dados e derivar insights relevantes para sua empresa usando vários algoritmos de análise e machine learning.
Machine Learning para Vendas e Comunicação
O Cientista de Dados da XP Investimentos, Bernardo Aflalo, apresentou como o ensinamento de máquina tem ajudado na comunicação com seus clientes e auxiliado nas vendas. Através de Machine Learning, a XP consegue ser mais assertiva na identificação do potencial de cada cliente e desta forma oferecer a assessoria mais adequada.
A palestra foi bem técnica e voltada para quem almeja se tornar um cientista de dados, entre as principais dicas deixadas, destaco:
- Não tenha medo de testar. Comece por testes pequenos;
- Apaixone-se pelo resultado, não pelas técnicas ou ferramentas;
- Gaste tempo escolhendo a melhor equipe. O mais importante na ciência de dados é o time.
Dashboard e Google Data Studio
Já pensou em ter uma ferramenta de gestão de informação que ajude tanto no acompanhamento da performance do seu e-commerce, como no auxílio na extração de insight de seus dados? Essa é a função de um Dashboard e o Google Data Studio auxilia no processo de criação desta ferramenta.
Dentre os serviços oferecidos pela Hubify há a criação de Dashboards para análises de dados e Business Intelligence, por esse motivo estava aguardando pela palestra do Thiago Corteis, CEO da Casa de Imagem, que abordou temas relacionados a criação de Dashboards com o Google Data Studio e como isso impactou positivamente seu negócio. Foi enriquecedor por reforçar a importância de boas definições de KPIs e Métricas, além de apresentar as principais ferramentas de integrações de dados.
Leia também: 7 dicas de marketing digital para o e-commerce vender mais
Networking
Além dos auditórios e palcos para as palestras, o evento contava com uma grande área de estandes, que foram usadas por empresas relacionadas ao universo do e-commerce, cujo as soluções iam desde plataformas de marketplace, até formas de pagamento para loja virtual, uma excelente oportunidade de conhecer pessoas, compartilhar ideias e em caso de sinergia, firmar parcerias. Como sou fã de um bom networking, fui em boa parte dos estandes conhecer os expositores e as suas soluções.
Veja outros eventos que vão acontecer ainda em 2019 clicando nesse link!
Em resumo, os principais insights da Ads & Performance 2019 foram de que o consumidor online e offline são dois lados da mesma moeda, os consumidores offline usam cada vez mais a internet em sua jornada de compra e a análise de dados complexos vem se tornado o diferencial para o sucesso de e-commerce.